quinta-feira, 3 de julho de 2008

Shiatsu


O Shiatsu é um tipo de terapia corporal que tem como essência o toque manual ou digital sobre a pele com o objetivo de tratar ou prevenir doenças pela estimulação dos mecanismos de recuperação aturais do corpo.Com uma abordagem terapêutica semelhante à da acupuntura, usa em sua técnica os meridianos ou canais de energia, porém sem o uso de agulhas.

O Shiatsu atua no reequilíbrio a energia vital (Ki), que circula através do nosso corpo em canais chamados meridianos. Quando o fluxo do Ki é perturbado por lesões, ansiedade ou estresse, há o aparecimento dos sintomas como dores, mal-estar físico e ou psicológico.

Com base na medicina oriental onde o homem está relacionando com o universo da mesma forma que está relacionado com a terra, ele recebe energia vinda tanto da terra, Yin (positivo) e do cosmos, Yang (negativo).


O desequilíbrio dos dois pólos energéticos Yin e Yang poderão ocasionar o aparecimento de sintomas que podem ser classificados:


Yin: Desânimo, sonolência, processos crônicos, etc...
Yang: Insônia, reação excessiva, processos agudos, etc...


- O Shiatsu aplica pressão dos dedos ou manual em partes especificas do corpo com o objetivo de aliviar dores, provendo relaxamento e uma sensação de bem estar geral.


- Pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade, aliviando os estados de estresse.


- Não tem efeitos colaterais desde que aplicado corretamente dentro de seus procedimentos técnicos.


- O Shiatsu tem uma abordagem holística, isto é, tratando o corpo como um todo, não em partes.


- O Shiatsu fortalece o sistema imunológico, melhorando as saúdes físicas, mentais e emocionais.


Não aplicar o Shiatsu nas seguintes condições clínicas: febre alta, infecções, osteoporose, presença de tumores, estar no primeiro trimestre de gravidez. Deve-se fazer uma anamnese detalhada antes de iniciar o tratamento.

Um comentário:

Unknown disse...

pô cara muito bom eu adorei ,eu vou fazer o curso de quike ,já estopu matriculado e já fiz masso eu adoro essa area tb ,um abraço para vc e muito sucesso .