domingo, 7 de setembro de 2008

Moxabustão


A Moxabustão é uma prática terapêutica milenar que surgiu cerca de 3.500 anos A.C e segundo historiadores foi introduzida no Japão por volta do ano 265 d.C. por monges japoneses. É originária principalmente do Norte da China por ser uma região muito fria e significa "longo tempo de aplicação do fogo" feita pela combustão da erva Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris.É uma técnica complementar da Medicina Tradicional Chinesa que tem a finalidade de estimular e provocar aquecimento profundo dos Pontos de Acupuntura fornecendo calor e energia para o corpo. Assim ela baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia que são intensamente trabalhados na acupuntura. Existem três tipos básicos de aplicação da Moxa: de forma direta, indireta e com agulhas.

A Moxabustão auxilia no tratamento e prevenção de diversas síndromes energéticas ou disfunções provocadas no organismo pelo frio e umidade excessiva, quadros de deficiência de energia como: fadiga, stress, cansaço físico e mental, doenças crônicas, distúrbios sexuais, etc. O uso deste tratamento remove bloqueios e obstruções no fluxo da energia vital, assim promovendo o relaxamento e normalizando a circulação energética nos meridianos. Ou seja, a combustão da Artemísia ou simplesmente moxa aquece profundamente com propriedades analgésicas, vaso dilatadoras e antiinflamatórias. E é claro que combinada com outros tratamentos como o shiatsu, por exemplo, e acupuntura reforça seus efeitos e potencializa a cura.A moxabustão é contra-indicada nos seguintes casos: para os tratamentos de doenças com quadro de infecção, febre, pulso rápido, idosos debilitados ou com enfraquecimento, deficiência de yin, paralisia espástica, lesões traumáticas na pele ou eczema purulento e em casos de problemas psíquicos.


A moxabustão é indicada nos seguintes casos: nas doenças por ataque de frio e umidade; em problemas osteoarticulares, asma, diarréia, vômito, dores abdominais e de coluna; cauterizar verrugas; para aumentar a imunidade e a energia vital propiciando uma longevidade saudável; fortalecimento da energia dos rins; e também para reduzir a tensão nervosa, a irritabilidade e o stress.A palavra "moxa" vem do Japonês mogusa (艾), e Yomogi (蓬) é outra palavra que designa esta mesma técnica no Japão. Em chinês é utilizado o mesmo ideograma (艾) , e também é utilizado o têrmo àiróng (艾絨). O ideograma chinês para moxabustão compõe metade da palavra chinesa zhēnjiǔ, ou japonesa "shinkyu" (針灸), que é geralmente traduzida como "acupuntura" no ocidente.

Nenhum comentário: